Skip to main content

Promover saúde mental no ambiente de trabalho, a partir deste mês de maio, deixa de ser apenas uma boa prática e passa a ser uma obrigação legal para todas as empresas no Brasil, o que inclui as cooperativas. Essa prática já era adotada pela Uniodonto Goiânia, que investe em uma jornada importante de cuidado e acolhimento emocional. Isso se reflete em qualidade tanto no clima organizacional quanto no atendimento aos beneficiários e, consequentemente, nos resultados do negócio.

Uma nova ação que faz parte desse compromisso da Cooperativa com a saúde mental de seus colaboradores foi lançada na última semana: o curso de Primeiros Socorros Emocionais. Ele é voltado para os líderes de todos os departamentos e para a equipe de Gestão de Pessoas. “Essa é realmente uma jornada de coragem e cuidado, uma formação importante para colaborar com quem precisa de ajuda em momentos difíceis e que tem muito a contribuir com a nossa Cooperativa. Um trabalho que reforça que a nossa vocação é o cuidado!”, destaca o vice-presidente e diretor administrativo da Uniodonto Goiânia, Fernando Georgeo.

O curso é realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e tem como objetivo fortalecer o olhar humano dentro da Cooperativa; promover uma cultura organizacional que valorize o bem-estar emocional e um ambiente inclusivo, humanizado, produtivo e positivo. Ao todo, serão cinco encontros de três horas cada para formar a equipe de Primeiros Socorros Emocionais. O primeiro deles foi realizado no dia 25 de abril. 

A formação é realizada por uma psicóloga especializada e prepara os líderes de equipes para auxiliarem de forma pontual e não invasiva em emergências como ataques de pânico, comportamento suicida, episódios psicóticos, violência doméstica e outros.

Norma nacional

Os Primeiros Socorros Emocionais fazem parte das ações que atendem à atualização da Norma Regulamentadora número 1 (NR-1), do Ministério do Trabalho e Emprego, que passou a exigir a avaliação de riscos psicossociais. Estresse, assédio e sobrecarga emocional, por exemplo, precisam ser prevenidos pelas organizações.

A mudança imposta pela NR-1 exige uma transformação na postura das lideranças e o desenvolvimento de inteligência emocional para criar um ambiente seguro e de confiança. Por isso, investir em formação é essencial neste momento de mudança, pois há necessidade de preparo para lidar com as demandas emocionais.

Equipe participa do primeiro encontro do curso Primeiros Socorros Emocionais

Leave a Reply