Skip to main content

A Uniodonto Goiânia está desenvolvendo um Protocolo de Segurança do Paciente (PSP) destinado ao Plantão 24h e que trará contribuições importantes para os cooperados aplicarem também nos consultórios. O documento possui orientações de cunho técnico-administrativo para prevenção de ocorrências de incidentes e eventos adversos, relacionados à assistência a pacientes e profissionais, conforme designação da Organização Mundial da Saúde (OMS).  

Com o objetivo de garantir ainda mais segurança aos beneficiários, essa estratégia segue o Programa Nacional de Segurança do Paciente, que foi instituído pela Portaria MS/MG número 529/2013, e a resolução RDC número 36/2013 que inclui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde. A iniciativa busca reduzir resultados indesejáveis durante a prestação do atendimento clínico, mitigar e gerenciar riscos assistenciais.

“Vamos concluir em breve a implantação dos protocolos de segurança do paciente e gerenciar aqueles que já foram implantados para desenvolver uma cultura de segurança para toda a equipe com foco no atendimento ao beneficiário. Para trabalhar na prevenção, detecção antecipada e redução de eventos diversos que possam gerar riscos à segurança dos pacientes”, explica o diretor vice-presidente e Administrativo da Uniodonto Goiânia, Fernando Georgeo de Paula Soares.  

Entre os riscos que podem ser evitados com o PSP, estão incidentes como um preenchimento incorreto de receituário e outras documentações clínicas ou um evento adverso com dano ao paciente, como perfuração radicular e não atendimento às regras do Manual de Regulação. Um dano é o comprometimento da estrutura ou função do corpo, doenças, lesão, sofrimento, morte etc. O que pode ocorrer quando um paciente tem alergia a algum componente do material usado no procedimento clínico, por exemplo.

Garantia de qualidade

Com a implantação do Protocolo de Segurança do Paciente (PSP) no Plantão 24h, a Uniodonto Goiânia vai reforçar suas garantias de qualidade e segurança na assistência à saúde bucal. Os protocolos compreendem uma apropriada identificação do paciente, inclusive para prevenir os perigos existentes nas várias etapas e procedimentos durante a assistência; a busca por uma comunicação clara e assertiva para uma prescrição medicamentosa correta e para assegurar que os procedimentos cirúrgicos sejam realizados em locais adequados; o cuidado com a higienização das mãos dos profissionais que atuam no atendimento clínico do paciente; ações para minimizar o risco de acidentes e quedas e a orientação quanto a prevenção de úlceras bucais.

Confira quais são os protocolos de segurança:

Leave a Reply