A solenidade realizada em São Paulo teve como tema “50 anos, Inspiração para Inovar e Liderar”. Estavam presentes, além da diretoria da Uniodonto do Brasil, os presidentes das nove federações do Sistema Uniodonto, dirigentes de todas as singulares, lideranças cooperativistas e autoridades políticas.
A cerimônia teve três momentos importantes: a entrega da medalha Dr. Dalton Nunes da Silva a profissionais e pioneiros que prestaram relevante contribuição ao Sistema Uniodonto. O lançamento do livro “Uma Marca para Celebrar”, que conta a trajetória da cooperativa, desde a sua fundação, em 1972 e o lançamento da nova marca do Sistema Uniodonto. A nova identidade visual, que estará presente em todos os pontos de contato com a marca, foi feita pela Bertoni Branding, empresa responsável por rebrandings de instituições importantes como a Caixa Econômica Federal. O rebranding manteve a cor vinho, mas os pinheiros símbolos do cooperativismo, foram substituídos pela letra U para funcionar como um símbolo de comando. Essa mudança segue uma tendência entre as instituições relevantes do cooperativismo no Brasil, como por exemplo do movimento SomosCoop, cuja identidade também foi desenhada pela Bertoni.
Dr. Fábio Prudente esteve presente na solenidade e falou sobre a importância de acompanhar as mudanças do mercado demonstrando competência e competitividade. “Isso traz um oxigênio, traz um olhar de governança, traz um olhar de perspectiva do futuro. É preciso reconhecer a nossa história, olhar para o retrovisor com orgulho do passado, mas principalmente a gente precisa manter um olhar para o horizonte, para as novas necessidades e desafios, para os novos players em um mercado cada vez mais competitivo. O Sistema Uniodonto se reinventa para construir um futuro sólido e sustentável”.
O sistema Uniodonto, tem hoje 117 cooperativas em todos os estados da federação e mais de 20 mil cirurgiões dentistas cooperados, e pouco mais de três milhões de beneficiários.