A UniHorta, projeto inovador do Instituto Uniodonto Goiânia, foi destaque no programa Agro Record, exibido pela TV Record no último domingo, 12 de janeiro. A reportagem destacou como a iniciativa da Cooperativa, baseada no sistema de aquaponia, está transformando vidas ao unir sustentabilidade, engajamento social e solidariedade. Na ocasião, foi possível evidenciar o compromisso da marca Uniodonto Goiânia com sua agenda ESG (Ambiental, Social e Governança).
“Com pouco mais de um ano, a UniHorta já resultou na colheita de mais de 600 pés de folhagens, que foram doados a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Pelo menos 300 pessoas já se beneficiaram com os alimentos plantados e colhidos aqui no projeto, que funciona no Plantão 24 Horas, no Setor Bueno”, afirma o vice-presidente e diretor administrativo da Uniodonto Goiânia, Fernando Georgeo.
Segundo ele, a reportagem demonstrou que é possível cultivar alimentos de excelente qualidade, orgânicos, em pequenos espaços e com poucos recursos – tudo isso com o objetivo de fazer o bem. “Além das doações, essa iniciativa envolve 17 colaboradores da Uniodonto Goiânia. Para todos nós, cuidar desse espaço é também uma terapia: um momento de integração e engajamento que gera ótimos resultados para todo o time”, destaca Fernando Georgeo.
Aquaponia – Por meio de treinamento oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), os colaboradores interessados adquiriram os conhecimentos necessários para manter a UniHorta em funcionamento. O projeto utiliza o sistema de aquaponia – uma técnica que combina a criação de peixes com o cultivo de hortaliças.
Esse método maximiza a eficiência dos recursos e reflete o compromisso da Cooperativa com práticas sustentáveis. A cada 30 dias, o ciclo de colheita e plantio renova não apenas a horta, mas também o espírito de cooperação e responsabilidade social.
A reportagem da TV Record mostrou como o sistema de aquaponia foi projetado para economizar água e espaço enquanto mantém um ciclo natural sustentável. O equilíbrio na alimentação dos peixes, por exemplo, permite a recirculação da água enriquecida com nutrientes para as hortaliças.
Confira a reportagem:

Vice-presidente da Uniodonto, Fernando Georgeo concedeu entrevista sobre o projeto UniHorta

Equipe de colaboradores em entrega de hortaliças para a Casa de Apoio