Skip to main content

De acordo com dados consolidados e já divulgados pela ANS, a Uniodonto Goiânia registou no primeiro semestre de 2023, uma sinistralidade de 52,86%. Este índice se mantém abaixo da média nacional de 55,84%, graças ao trabalho eficiente da equipe administrativa e apoio dos cooperados.

De maneira prática, o cooperado pode entender a sinistralidade como um conceito utilizado para definir a relação entre o custo por acionar o plano de saúde (sinistro) e o valor que a operadora do plano recebe do beneficiário ou empresa contratante (prêmio). Esse é o principal indicador para entender se os valores do plano odontológico estão equilibrados e fazem sentido.

A sinistralidade é, portanto, um índice que reflete a relação entre as despesas assistenciais, como consultas odontológicas e exames, e as receitas de planos odontológicos. É uma métrica importante que ajuda a Cooperativa a avaliar a eficiência do sistema e a sua saúde financeira. O controle do custo assistencial é um dos pilares do tripé de sustentabilidade que a Uniodonto Goiânia está perseguindo e que também inclui diminuição da despesa administrativa e aumento da receita.

De acordo com o diretor-presidente da Uniodonto Goiânia, Fábio Prudente, a Cooperativa segue atenta ao controle da sinistralidade e para isso, além de medidas administrativas cabíveis, enfatiza a importância da colaboração do cooperado nesse processo. “Para mantermos a sinistralidade em níveis saudáveis, é fundamental que todos os cooperados contribuam para o controle dos custos assistenciais. Isso pode ser realizado, por exemplo, por meio de um cuidado especial com a vigilância de exames realizados, garantindo que sejam realizados de acordo com as necessidades reais de tratamento odontológico, evitando custos desnecessários”, disse Fábio.

Para este ano a meta da Uniodonto Goiânia é continuar aprimorando processos e mantendo a cooperativa em condições financeiras sólidas. “Nós confiamos na qualidade dos serviços odontológicos que prestamos. Estamos comprometidos em oferecer atendimento de alta qualidade e junto com cada cooperado podemos contribuir para a manutenção de custos justos e acessíveis a todos os nossos cooperados”, ressaltou o diretor-presidente,

Para mais informações

O Departamento de Relacionamento com o Cooperado (DRC) está à disposição para esclarecer dúvidas, ouvir sugestões e prestar qualquer assistência que o cooperado possa necessitar. A participação ativa do cooperado é fundamental para o sucesso da cooperativa odontológica.

Leave a Reply