Maio traz campanhas para incentivar a população a abandonar o vício no cigarro e, para quem cuida da saúde bucal de tantas pessoas, o alerta neste mês é duplo. Caso o tabagismo faça parte da sua vida, considere parar de fumar. Há estratégias comprovadas que auxiliam a ter persistência e paciência para conseguir deixar esse hábito que afeta tanto a saúde. No consultório, também vale o alerta aos pacientes.
Para quem busca se livrar do cigarro, entre as principais dicas está a procura por apoio profissional. O auxílio de médicos e psicólogos para o tratamento é essencial para indicar medicações quando necessário, realizar um check-up para avaliar a saúde e ter um acompanhamento seguro nesse processo. Mudar a rotina para evitar situações que aumentem a vontade de fumar e adotar hábitos mais saudáveis auxilia a deixar o tabagismo para trás.
As práticas de atividade física ajudam a controlar a ansiedade e são amplamente recomendadas, assim como técnicas de relaxamento, respiração profunda, meditação ou mesmo ioga. Na alimentação, prefira alimentos ricos em fibras, frutas e verduras e beba bastante água. Com essas medidas, além do ganho em saúde, há o controle da vontade de fumar.
Estabeleça uma data para começar, busque apoio e mantenha o foco. Com determinação, é possível superar o vício e conquistar uma vida mais saudável e equilibrada. “Em maio temos o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no dia 31, exatamente com esse objetivo de alertar a população sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao cigarro. Assim como incentiva a Organização Mundial da Saúde (OMS), nós, como cooperativa do ramo de saúde, também repassamos esse alerta aos nossos cooperados e beneficiários. Sabemos a importância do cuidado na vida das pessoas”, destaca o vice-presidente e diretor administrativo, Fernando Georgeo.