A Diretoria Executiva da Uniodonto Goiânia realizou, no dia 1° de março, uma reunião com plantonistas de Goiânia cujo principal tema foi o correto preenchimento da documentação clínica, com destaque para o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) do paciente. O objetivo da ação foi alertar para a importância da proteção dos profissionais de possíveis reclamações feitas por beneficiários e em caso de judicialização.
Para qualquer atividade odontológica, a Uniodonto Goiânia considera como essencial a elaboração do TCLE e recomenda que os cooperados adotem a prática de registrar todas as informações sobre seus procedimentos por meio desse documento. Por isso, também disponibilizou modelos para auxiliar os cirurgiões-dentistas nesse processo, confira aqui.
O diretor vice-presidente e administrativo da Uniodonto Goiânia, Fernando Georgeo de Paula Soares, explica que é por meio do TCLE que se registra adequadamente todas as informações sobre os procedimentos que serão realizados, assim como benefícios, riscos e desconfortos associados a eles. “Somente assim o paciente terá as informações sobre o procedimento a que for submetido e o cirurgião-dentista fica resguardado”, reforça o diretor.
Para qualquer profissional da saúde, caso não seja feito o documento, é possível ocorrer questionamento judicial mesmo sem que tenha ocorrido erros na atividade. Assim, há risco de derrota na Justiça pela não-comunicação de alguma informação que envolva o procedimento realizado.
A reunião com plantonistas de Goiânia foi realizada na sede da Uniodonto Goiânia e também abordou a importância do correto preenchimento da ficha de anamnese e demais documentos acessórios como atestados e receituário medicamentoso. Ao todo, 14 profissionais participaram do evento, que contou com plantonistas, diretores executivos, coordenação de auditoria, gerência de regulação e liderança do plantão de urgências da Uniodonto Goiânia.