A festa comemorativa dos 42 anos da Uniodonto Goiânia, realizada no dia 29 de novembro na Villa Cavalcare, reuniu cooperados, colaboradores, familiares, autoridades e convidados em uma tarde de integração, música e celebração da história construída coletivamente.
O evento campestre fortaleceu vínculos, destacou a essência do cooperativismo e celebrou a trajetória construída pelos profissionais. Com churrasco, estações gastronômicas e shows de Gustavo Rocchi, DJ Italo Armani e da dupla Lucca & Kauan, o evento reforçou o espírito que inspira o nome da festa: Raízes Cooperativas.
Além do presidente, Fábio Prudente, o vice-presidente e diretor Administrativo, Fernando Georgeo, a diretora de Mercado, Neirimar Norberto, e a diretora Financeira e Assistencial, Mayra Jubé Pacheco, discursaram no evento, reforçando as conquistas, o compromisso com a excelência e a importância da participação ativa dos cooperados na construção do futuro da Uniodonto Goiânia.
Sentimento de pertencimento
O formato campestre, pensado para aproximar ainda mais os participantes, permitiu que as famílias circulassem livremente pelo espaço, aproveitando a gastronomia e as atrações musicais ao longo do dia. A celebração reforçou o propósito do cooperativismo na vida dos profissionais: união, fortalecimento mútuo e reconhecimento.
O presidente da Uniodonto Goiânia falou sobre a atenção com a preparação do evento. “Cada detalhe desta festa é preparado com muito cuidado. É um evento que começamos a planejar doze meses antes, porque cooperados e colaboradores são a nossa grande autoridade e o motivo da existência da Uniodonto Goiânia.”
Em seu discurso – depois de agradecer a presença das autoridades presentes, entre elas a presidente da Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), Nárcia Kelly, o deputado Virmondes Cruvinel, os vereadores Denício Trindade e Rose Cruvinel e o presidente do Sistema OCB/SESCOOP, Luiz Alberto –, Fábio Prudente afirmou que em um país extremamente polarizado, as cooperativas precisam estar próximas dos agentes políticos. “Só participamos do jogo se tivermos relacionamento, diálogo e defesa permanente dos interesses coletivos — dos nossos cooperados, colaboradores e da sociedade”, ressaltou Fábio.
O presidente também destacou a gestão da cooperativa. “Gerir uma cooperativa do tamanho da Uniodonto Goiânia é uma responsabilidade enorme. Tivemos um acréscimo importante de receita nos últimos doze meses, o que se traduz em remuneração, sobras e segurança financeira. Para cada real de compromisso, temos R$ 3,87 para fazer frente. É um dado que demonstra solidez e responsabilidade com o recurso que é de todos nós”, explicou.
O vice-presidente e diretor administrativo, Fernando Georgeo, destacou a missão da cooperativa e a importância do trabalho de cada cooperado. “A Uniodonto Goiânia nasce do desejo de transformar vidas, promover sorrisos e oferecer à sociedade um serviço odontológico baseado na ética, na confiança e no respeito. E essa missão permanece viva até hoje, porque cada cooperado com seu trabalho e dedicação mantém acesa a chama que nos trouxe até aqui. Vocês são a base, a força e o motivo de sermos quem somos”, reforçou ele.
Cooperados destacam valor da cooperação
Durante a celebração, cooperados que participaram ativamente do evento comentaram sobre o significado da data e o papel da Uniodonto em suas trajetórias profissionais. O cooperado, David Cerchi Ribeiro disse que a cooperativa é uma família para ele e destacou a importância das celebrações para fortalecer os laços entre os profissionais e reconheceu o trabalho da diretoria. “É uma comemoração muito importante porque une os cooperados. A administração tem trabalhado muito. Faço questão de estar presente com a família, colegas e amigos. A festa está muito boa.”
David também falou do papel da Uniodonto Goiânia: “A cooperativa ajuda muito porque precisamos estar unidos, prestando um serviço e sendo remunerados de forma justa. Entrei na cooperativa porque é um caminho para divulgar meu trabalho e ter pacientes entrando no consultório. Indico sempre aos meus pacientes, porque é o melhor plano odontológico”, enfatizou.
Segundo ele, o sentimento de pertencimento também passa pela família. “Sou cooperado há cerca de 15 anos. Minha filha, meu irmão e minha cunhada também são cooperados. Para mim, a cooperativa é uma família.”
O cooperado Antônio Borges dos Santos Neto também destacou durante o evento que o cooperado precisa entender que ele é dono do negócio. “O cooperado precisa voltar a ser mais cooperado. Quando a cooperativa cresce, alguns passam a enxergá-la como um convênio, e não é. É uma sociedade, e ele é dono do negócio. Qualquer ato do cooperado mal-feito reflete em todos. É preciso fazer a leitura correta do que é uma cooperativa e valorizar o patrimônio que temos.”
Antônio enfatizou ainda os benefícios que o modelo oferece como apoio jurídico, apoio técnico e uma marca forte no mercado. “Isso facilita muito o nosso caminho, mas muitas pessoas não compreendem. O cooperado ganha quando participa mais.” Para ele, os 42 anos representam um marco de maturidade e responsabilidade coletiva. “Somos líderes de mercado porque construímos isso juntos, e não é de graça.”
Celebrar o passado, fortalecer o futuro
A edição mais recente do Raízes Cooperativas reforçou o propósito que acompanha a Uniodonto Goiânia desde sua fundação: unir profissionais, promover o cuidado e valorizar o protagonismo do cirurgião-dentista dentro de um modelo de negócios cooperativo, ético e sustentável. A festa também marcou o compromisso da diretoria com a transparência, a valorização do cooperado e a construção de uma cooperativa moderna, humana e preparada para os próximos anos.
Acesse as fotos da festa clicando aqui e o vídeo aqui.






