Skip to main content

Em busca de inovações e fortalecimento da missão e valores da Cooperativa, representantes do Conselho de Administração da Uniodonto Goiânia participaram da 15ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), realizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em Brasília, nos dias 14, 15 e 16 de maio.

Considerado o mais importante do setor, o tema do evento foi “Projetando um futuro mais coop”. A proposta deste ano trouxe o desafio de planejar e construir, juntos, o futuro desejado para o cooperativismo brasileiro. No congresso, há historicamente tomadas de grandes decisões e definições dos rumos do movimento.

“Marcamos presença nesse evento que é muito importante para o cooperativismo, representando a força da Uniodonto Goiânia, e voltamos com grandes aprendizados para fortalecer ainda mais a nossa Cooperativa, comprometidos com nossa missão e valores”, destacou o diretor presidente, Fábio Prudente. Além dele, também estiveram presentes no evento em Brasília, o diretor vice-presidente, Fernando Georgeo, e a diretora de Mercado, Neirimar Norberto.   

O 15º CBC abordou sete temas considerados fundamentais para o mercado e que guiaram as discussões durante os dias de evento: Comunicação, Cultura Cooperativista, ESG, Inovação, Intercooperação, Negócios e Representação.

Diretores da Uniodonto Goiânia participaram do 15º CBC, em Brasília

Saiba mais sobre os temas destacados no 15º CBC

Comunicação

No 15º CBC, sob o tema “Comunicação”, foram debatidos desafios essenciais para o cooperativismo, como a difusão de seu real significado, a promoção de seus produtos e serviços, além da relevância do setor para a economia e sociedade. Também esteve em pauta os métodos de comunicação interna e externa, as adaptações às novas tecnologias e mudanças de comportamento, bem como as estratégias para promover o reconhecimento e a visibilidade das cooperativas.

Cultura Cooperativista

A cultura cooperativista é a essência que define e impulsiona o movimento cooperativo. No evento, foi explorado o tema sob o ponto de vista de como fortalecer e promover essa cultura dentro das cooperativas. A importância de valores como solidariedade, democracia, igualdade e responsabilidade social, que fundamentam o cooperativismo, também foi destacada. Além disso, foram abordadas as estratégias para cultivar uma cultura organizacional que promova a participação ativa dos membros, o engajamento comunitário e o desenvolvimento de líderes cooperativistas.

ESG

No contexto do cooperativismo, o tema ESG (Ambiental, Social e de Governança) surge como um imperativo para garantir a sustentabilidade e relevância das cooperativas no cenário atual. Durante o 15º CBC, foi abordado como as organizações podem incorporar efetivamente os princípios ESG em suas operações.

Inovação

Inovação é essencial para a sobrevivência de negócios e organizações, representando o “futuro desejável acontecendo agora”. O cooperativismo enfrenta desafios como a burocracia em estruturas e processos, enquanto surgem modelos de negócios mais ágeis e disruptivos. Como podemos tornar o cooperativismo um ambiente propício para inovações em diversas escalas? Como o setor pode liderar o desenvolvimento de novas tecnologias? Essas questões foram importantes pontos abordados.  

Intercooperação

Um dos princípios fundamentais do cooperativismo em âmbito global é a intercooperação. Este tema aborda as oportunidades comerciais e as trocas de conhecimento entre cooperativas, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e institucional. Os debates exploraram a colaboração intersetorial, modelos e boas práticas que beneficiam até mesmo cooperativas que anteriormente eram consideradas concorrentes.

Negócios

Questões como a diversificação de serviços e produtos, a busca por eficiência operacional e a identificação de novas oportunidades de mercado foram temas abordados no evento. Além disso, foi discutido como as cooperativas podem promover parcerias estratégicas e modelos de negócios inovadores para impulsionar o crescimento sustentável e a geração de valor para seus membros e comunidades.

Leave a Reply