Os laudos mais procurados pelos cirurgiões dentistas são o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) – que tem o objetivo identificar e avaliar as condições ambientais de trabalho do profissional, e o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) – uma espécie de documento que reúne dados sobre a história do trabalhador, citando, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, de todo o período.
Por meio da parceria entre a ASMETRO, empresa de consultoria para Segurança e Medicina do Trabalho, e a Uniodonto Goiânia, o valor para elaboração do LTCAT é de R$ 1.000,00 e para a emissão do PPP, R$ 50,00 por cooperado. O pagamento é via boleto, com prazo de 10 dias. Os interessados devem procurar a Wanessa nos telefones 3942-9197 / 3093-1318 ou 98170-7174 (WhatsApp e ligações).
O LTCAT e o PPP são os documentos necessários para o cirurgião-dentista entrar com o processo de aposentadoria antes do tempo regular. A legislação permite essa aposentadoria especial porque estes profissionais trabalham expostos continuamente a agentes ambientais insalubres, radiação ionizante e produtos químicos.
O cooperado Dr. Alexandre Arantes solicitou os laudos à Asmetro quando decidiu dar entrada no pedido de aposentadoria junto ao INSS. Ele explica que o processo é muito burocrático.
“Além dos laudos que fazem parte da documentação obrigatória, aconselho os colegas que estiverem interessados em aposentar, a procurar a assessoria de um advogado especializado, isso é imprescindível para que o processo não fique parado por conta de detalhes técnicos”.