Durante o mês de agosto, a comunidade odontológica foca em ações de conscientização e prevenção ao câncer bucal com a campanha Agosto Grená. E, na Uniodonto Goiânia, não tem sido diferente. A Cooperativa incentiva visitas regulares ao dentista para evitar que doenças bucais evoluam para casos graves ou até mesmo fatais.
O câncer bucal afeta cerca de 15 mil pessoas por ano, sendo a maioria homens. Os sinais e sintomas mais comuns incluem feridas na boca que não cicatrizam em 15 dias e caroços ou ínguas no pescoço. Após a pandemia de Covid-19, a necessidade de alertar sobre o câncer bucal aumentou devido à significativa redução na procura por tratamentos preventivos em diversas áreas médicas e odontológicas.
De acordo com a diretora de Mercado da Uniodonto Goiânia, em entrevista à Rádio Bandeirantes, neste dia 23 de agosto, uma das maiores dificuldades na luta contra o câncer bucal está na busca pelo tratamento. “Isso porque muitas pessoas pensam apenas no medo que têm de serem diagnosticadas e não procuram o cirurgião-dentista para a análise e exames preventivos”, explicou. A diretora também reforçou que não só durante campanhas de conscientização, mas durante todo o ano, é crucial a participação dos cooperados da Uniodonto Goiânia em campanhas de conscientização sobre a importância de consultar um dentista regularmente.