Reunião entre os Conselhos de Administração e Fiscal com mediação de Assessor Jurídico Dr. André Branco apresenta resultado positivo.
Acolhendo uma sugestão apresentada durante a realização da Assembleia Geral Extraordinária no último dia 04 de setembro, o Conselho de Administração encaminhou convite para reunião entre o Conselho Fiscal e o Conselho de Administração para alinhamentos com a mediação do assessor jurídico Dr. André Branco de Miranda. A solicitação foi aceita pelo Conselho Fiscal e a reunião aconteceu no dia 18 de setembro.
O primeiro esclarecimento foi sobre a divergência entre o número de beneficiários divulgado pela cooperativa e o que está na base de dados da ANS. Segundo o Diretor Presidente, Dr. Fábio Prudente, isso acontece porque existe um gap de tempo entre o envio de dados pela operadora e o registro pela Agência. Dr. André Branco reiterou a explicação, disse que essa é uma situação comum a todas as cooperativas e esclareceu que o envio do DIOPS é trimestral, mas movimentação de beneficiários em qualquer operadora é diária. Na sequência, foram apresentados esclarecimentos sobre as divergências em relatórios apresentados em reunião do Conselho Fiscal do dia 22 de agosto de 2019. O Conselho Fiscal foi informado de que a inconsistência já foi resolvida no sistema e que tais divergências são em virtude de que o sistema, que só foi implantado há um ano, ainda possui algumas instabilidades que têm sido corrigidas sempre que identificadas. Assim foi sugerido pelo Dr.André Branco, que o Conselho Fiscal solicitasse uma auditoria externa através da Fama Auditores para esclarecer se o sistema apresenta ou não inconsistências. Sugestão compreendida e acolhida pelos dois conselhos.
Outro questionamento do Conselho Fiscal foi o porquê da Grunitzky não ter sido escolhida para fazer as correções dos processos apontados no relatório de diagnóstico que ela produziu. Dr. Fábio Prudente explicou que a Grunitzky é especialista em auditoria, ou seja, levantar problemas, e a Robledo e Martins tem a expertise em treinamento, capacitação de equipes e a sistematização de informações, atividades e rotinas de forma criteriosa e segmentada por meio de manuais. A indicação da empresa foi feita pela Uniodonto Porto Alegre, quarta maior singular do sistema.
Dr. Henrique Taniguchi, Conselheiro de O.Q.S. sugeriu uma reunião mensal entre os conselhos para um alinhamento de ações e o Dr. André disse que as reuniões devem ocorrer apenas até que os ajustes sejam feitos, para não correr o risco de se misturar as funções dos dois conselhos. Dr. Fábio Prudente aproveitou para disponibilizar ao Conselho Fiscal os arquivos digitais de pagamento de pessoa física e pessoa jurídica e os relatórios impressos de extratos e aplicações da cooperativa, que havia solicitado há uma semana. Uma outra preocupação externada pelo Dr. Henrique Taniguchi, foi quanto a circulação de comentários com informações muitas vezes incorretas ou incompletas sobre a cooperativa e de como isso pode prejudicar a imagem da Uniodonto Goiânia no mercado. Mais uma vez Dr. André orientou sobre a exposição indevida de conteúdo de atas e informações da cooperativa e destacou que “Órgão, conversa com órgão”, ou seja, o Conselho Fiscal deve apontar suas dúvidas e observações apenas ao Conselho de Administração, responsável pela gestão da cooperativa. Para a diretoria, todos os cooperados têm por direito o acesso as informações sérias e oficiais. Mas, não se pode promover a divulgação de informações não comprovadas ou ilações, através de aplicativos de celulares ou por outros meios, ações estas que, ao final, promovem especulações do mercado e coloca em risco a imagem institucional e a saúde financeira da Uniodonto Goiânia. Todavia, não se pode confundir o princípio da transparência com a espetacularização de informações com propósitos que não sejam a promoção e o desenvolvimento da cooperativa.
Ao final da reunião o Dr. André Branco reafirmou a necessidade de se resolver as divergências com o diálogo, que este é um momento de união e consenso para que a empresa continue apresentando bons resultados mesmo em tempos de uma economia tão instável.
O Conselho de Administração não tem medido esforços em ser transparente em todo processo administrativo. Ressalta-se ainda o ânimo permanente da Diretoria em buscar o entendimento e a manutenção do diálogo, transparência e boa relação. Com certeza, essa reunião foi um importante passo para uma gestão de grandes resultados para a Uniodonto Goiânia.