Skip to main content
Uniodonto News

Criada comissão para estudar a reforma do Estatuto Social da Uniodonto Goiânia

Na Assembleia Geral Extraordinária realizada no último dia 07 de novembro também foram apresentados dados das Consultorias Grunitzky e Robledo, Martins & Bernardon.

A Assembleia realizada no auditório da OCB-Goiás teve a presença de 113 cooperados, além dos Assessores Jurídicos da Uniodonto Goiânia, Dr. Francisco José Gonçalves Costa e Dr. André Branco de Miranda, do advogado da cooperada Dra. Madelon Lopes e da advogada representante da Consultoria Robledo, Martins & Bernardon, Dra. Letícia Brígido.

A primeira pauta, após o protocolo de abertura, foi a apresentação e esclarecimentos do relatório de consultoria da Grunitzky Auditores Independentes S/S. A empresa foi contratada em 2017, teve suas atividades congeladas em 2018 por causa da implantação e virada para o sistema Datasys e, neste ano, retomou suas atividades. O consultor da Grunitzky que prestou o serviço de auditoria contratado, Charles Rovigo, participou por Skype e respondeu as dúvidas de vários cooperados.

Ele afirmou que é possível regularizar todos os pontos de atenção levantados pelo relatório e que os mesmos ocorrem na maioria das operadoras – e, em alguns casos, de forma bem mais grave. Mas, as inconsistências como a falta de travas no sistema para evitar erros humanos e a falta de parâmetros de validação de scripts no sistema devem ser corrigidas para evitar multas pela ANS, bem como melhorar a qualidade dos dados informados à Agência.

Maurício Rosa, diretor da Datanext, também foi convidado a dar informações sobre o Datasys. Segundo ele, o sistema está integrado ao Datasus, tem todos os dados obrigatórios e atende a todas as normas da ANS. Rosa solicitou ao Sr. Charles que aponte individualmente os problemas encontrados no sistema pois a Datanext tem total interesse em esclarecer ponto a ponto.

Depois de sanadas todas as dúvidas, o presidente da Uniodonto Goiânia, Fábio Prudente, retomou a palavra e esclareceu que logo que foi informado pela Grunitzky das adequações necessárias, o Conselho de Administração começou um planejamento e que uma das primeiras ações foi contratar a Consultoria Robledo, Martins & Bernardon, especializada em corrigir, treinar e capacitar equipes, bem como manualizar rotinas relacionadas à ANS. A palavra, então, foi passada à consultora Dra. Letícia Brígido para apresentar o resultado das primeiras ações desenvolvidas entre agosto e outubro deste ano. Segundo ela, o IDSS, que mede o índice de desempenho e qualidade do setor, era de 0,6494, uma nota considerada boa, mas agora já está em 0,6983, enquanto a média das grandes operadoras de planos odontológicos é de 0,6814.   Essa é uma nota que é composta por vários outros índices como IDQS, IDGA, IDSM e IDGR. Das inconsistências apresentadas no SIB já foram corrigidos: beneficiários sem cartão nacional de saúde – 99,8%; nome da mãe inválido – 96,3%; data de nascimento 94,5% e beneficiário sem CPF, 45,9%.  Por fim, Letícia Brígido apresentou um ofício da própria Agência Nacional de Saúde Suplementar que valida a metodologia própria de cálculo do Peona da Uniodonto Goiânia.

A próxima pauta discutida, depois de aprovada uma inversão da ordem, foi o pedido do Conselho Fiscal de contratação de uma auditoria interna independente do contrato com a Fama Auditores. Dr. André Branco sugeriu regras para esta contratação, que foram aprovadas pela assembleia.

De volta à segunda e última ordem do dia, a apreciação de sugestão de reforma do Estatuto Social, o presidente da Uniodonto Goiânia, Dr. Fábio Prudente, sugeriu a criação de um comitê para estudar propostas de atualização do Estatuto. Foram inscritos e aprovados os seguintes cooperados: Dra. Marcilene Cruvinel, Dra. Shirley Ferreira, Dra. Maria de Lourdes do Nascimento, Dr. Felipe Peres, Dr. Fábio Cruz, Dr. Lélio de Oliveira Júnior e Dr. Klever Mendes.  Depois disso a Assembleia foi encerrada.

Agora você já sabe dos principais fatos dessa última assembleia. Mas, lembre-se: sua presença e seu voto são imprescindíveis. Participe das decisões da cooperativa, dê sua opinião e sugestão. Você também é dono deste patrimônio. Uniodonto Goiânia, juntos somos mais fortes!

Leave a Reply