Falar sobre a evolução da Odontologia em Goiás é, necessariamente, citar o nome do cirurgião-dentista Cide José Rodrigues. Aos 84 anos, o especialista em prótese dentária e cooperado honorífico da Uniodonto Goiânia acumula 55 anos de trajetória profissional marcados pelo pioneirismo, defesa da categoria e incentivo à qualificação técnica. Sua atuação deixou marcos históricos na construção de uma odontologia mais forte e valorizada no estado.
“Para nós, é uma grande honra tê-lo como nosso cooperado honorífico. Seu legado é muito importante para a Odontologia e para a nossa Cooperativa. Além de ser um de nossos fundadores, a defesa do coletivo e da difusão de conhecimento foi essencial para que hoje possamos ter o destaque que temos no mercado de saúde suplementar”, explica o presidente da Uniodonto Goiânia, Fábio Prudente.
Formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) no ano de 1969, Cide José atuou em clínica na área de reabilitação oral e somente em 2024 se aposentou e encerrou o atendimento a pacientes. Porém, fora do consultório, sua atuação também foi importante para os cirurgiões-dentistas desde a época da Faculdade de Odontologia da UFG, onde foi o primeiro presidente do Diretório Acadêmico, no ano de 1971 – quando houve a separação da Faculdade de Farmácia.
Na UFG, defendeu diversas pautas, entre elas a criação da semana científica na Faculdade de Odontologia. Com o evento, professores conceituados de outros estados foram convidados a dividir conhecimento com os estudantes em Goiás. Uma iniciativa pioneira até então. Outro marco como líder estudantil foi o incentivo a atividades culturais e a defesa dos interesses dos estudantes durante o período da ditadura militar.
Como universitário, Cide José também participou do Projeto Rondon, que existe até hoje com a missão de realizar atividades, com caráter de extensão, que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades, o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida. Por duas vezes ele teve a oportunidade de trocar conhecimento com estudantes de ouras áreas e estados por meio dessa importante iniciativa, com ação em Aragarças (GO) e em Barra do Garças (MT) e outra em Manaus (AM).
Depois de se formar, com conhecimento sobre a realidade da Odontologia no país e os avanços necessários no Estado, ele continuou a atuação na defesa dos interesses dos cirurgiões-dentistas e foi o primeiro presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado de Goiás. Como sindicalista, participou da criação da Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP) e da associação de trabalho, que posteriormente deu origem à Uniodonto Goiânia – fundada em 1983. Dr. Cide também foi o primeiro presidente eleito pela categoria para o Conselho Regional de Odontologia (CRO/GO), o que antes ocorria por nomeação federal. Atualmente, Cide José Rodrigues não realiza mais atendimentos clínicos, mas seu legado segue vivo na atuação do filho, o cirurgião-dentista Igor Helou Rodrigues. “Meu pai sempre foi um alicerce para nossa família. Com seu exemplo, nos ensinou a importância do trabalho duro, da ética e do compromisso”, afirma Igor. Mesmo nos períodos mais difíceis, conta o filho, Cide nunca deixou de estar presente. “Ele sempre ofereceu apoio, proteção e amor. Foi com esforço e perseverança que construiu as bases para que todos nós pudéssemos crescer e sonhar mais alto.” Na trajetória profissional de Igor, a presença do pai também foi decisiva. “Ele teve papel fundamental na minha formação. Sempre me orientou e me incentivou a seguir seus passos. Ter um pai assim é um presente, um privilégio — e uma inspiração diária”, finaliza.

Cooperado honorífico da Uniodonto Goiânia, Cide José Rodrigues

Dr. Cide é pai do também cooperado Dr. Igor Helou, que seguiu seus passos na odontologia

Diploma de Honra ao Mérito recebido na Câmara Municipal de Goiânia