Skip to main content
Uniodonto News

Conselho Fiscal faz mais de 121 solicitações de documentação em 10 meses

Todas as solicitações foram atendidas, embora muitas sequer tenham sido feitas segundo a normatização exigida pelo estatuto social da Uniodonto Goiânia.

O Conselho de Administração, desde a sua posse, é alvo de uma campanha difamatória por parte de alguns integrantes do Conselho Fiscal. Mas esta é uma gestão marcada por transparência e organização exemplares. E a partir de relatórios, fundamentados em documentos, que estão à disposição de todos os cooperados e cooperadas fazemos os seguintes esclarecimentos.

Entre os meses de abril de 2019 e fevereiro de 2020, ou seja, um intervalo de apenas 10 meses, foram feitas 121 solicitações dos mais diversos tipos de documentos e informações, como por exemplo, atas de reuniões extratos das contas da cooperativa e esclarecimentos sobre os informes da odontologia preventiva. Uma média de 12 solicitações por mês. Todas foram atendidas conforme relatório em anexo. É bom frisar que essas 121 solicitações foram apenas aquelas feitas dentro da normatização exigida pelo Artigo 51, parágrafo 4º do Estatuto Social da Uniodonto Goiânia, ou seja, feitas por ata, deliberadas dentro das reuniões ordinárias do Conselho Fiscal.

Por isso, é desprezível e repugnante o teor do e-mail enviado à secretaria da Uniodonto Goiânia por um dos membros do Conselho Fiscal no dia 31 de Julho, onde ela diz que o parecer da não aprovação das contas da cooperativa em 2019 era baseado na falta de apresentação dos balancetes mensais, dos extratos mensais, do relatório de sinistralidade, dos valores dos saques das aplicações bancárias e dos valores das reservas judiciais.Todos os documentos solicitados foram entregues, mas os valores das reservas judiciais jamais foram requisitados por meio de atas. Talvez por isso, nenhum destes documentos citados no e-mail enviado por um dos membros do Conselho Fiscal tenha sido mencionado no parecer apresentado durante a AGO do dia 28 de julho.

Logo, esse e-mail é desprovido de verdade e uma tentativa desleal de parte dos integrantes do Conselho Fiscal de fazer parecer que a atual gestão não cumpre com sua obrigação de realizar uma prestação de contas confiável. Não é difícil perceber que esse número exagerado de solicitações do Conselho Fiscal sem utilização real, uma vez que o Conselho Fiscal nunca apresentou uma contraproposta administrativa a tudo que foi questionado, não passa de uma estratégia para sufocar a atual gestão com demandas improdutivas, prejudicando assim a dedicação do Conselho de Administração ao que realmente interessa, planos e ações para o crescimento sustentável da Uniodonto Goiânia. Apesar dessa demanda infrutífera, ótimos resultados foram alcançados nos últimos meses como foi divulgado na semana passada.

Leave a Reply