Ações e metas visam manter os resultados positivos da cooperativa em tempos de instabilidade financeira.
O conselho de administração da Uniodonto Goiânia realizou, no mês de maio, um alinhamento estratégico para o segundo semestre de 2019, de forma a garantir os objetivos estabelecidos para este ano. Segundo Fábio Prudente, presidente da cooperativa, 2019 está sendo um ano muito atípico.
“O momento econômico no país reflete-se diretamente em nosso segmento e também tivemos um processo eleitoral longo em nossa cooperativa. No primeiro caso, quando há uma diminuição na renda, ele se vê obrigado a privilegiar despesas básicas como alimentação, água e luz. E, no segundo caso, boa parte das decisões e processos internos precisaram aguardar o resultado final da eleição”.
Para atender às necessidades impostas por este cenário foram definidas três macro estratégias: a primeira é sobre reter, fidelizar e captar novos beneficiários na base de clientes Pessoa Jurídica. A segunda estratégia refere-se à redução de despesas administrativas e custos assistenciais e a terceira determinou que fossem colocadas em ação as atividades recomendadas pelas consultorias contratadas para modernizar as rotinas produtivas da cooperativa e operadora de planos odontológicos. Cada estratégia foi desdobrada em várias ações, algumas já foram concluídas, como por exemplo, a carteirização dos clientes Pessoa Jurídica, o que viabilizou o departamento comercial a levantar o potencial de venda na base para novos beneficiários. Também já foi executada a redução em 10% na folha de pagamento, revisão da estrutura organizacional e reestruturação do organograma da área de relacionamento.
Essas estratégias foram elencadas de forma a possibilitar o aumento da capacidade de arrecadação com um investimento baixo. O que não substitui as ações tradicionais para ampliação da base com novos contratos físicos e jurídicos, pois nossa equipe de vendas continua a todo vapor. O futuro e o crescimento da Uniodonto Goiânia são prioridade e com o apoio de todos os cooperados este ano difícil será mais uma história de superação e sucesso da cooperativa.