Skip to main content
Uniodonto News

Live esclarece dúvidas dos cooperados sobre as atualizações que a RN 518/2022 da ANS vai promover no Estatuto da Uniodonto Goiânia.

A live “Governança Corporativa: inovação, mercado futuro e legalidade”, realizada no último dia 03 de outubro, reuniu um time de peso para levar aos cooperados Uniodonto Goiânia informações imprescindíveis sobre a resolução normativa nº 518/2022, as práticas de governança corporativa, e o porquê dessas demandas requeridas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar-ANS exigirem atualização no estatuto na nossa cooperativa.

Participaram da live, o Presidente da Uniodonto Goiânia, Dr. Fábio Prudente, o Sr. Luís Alberto Pereira, Presidente da OCB/Sescoop-GO, o Dr. José Alves, Presidente da Uniodonto do Brasil e os advogados da Martins, Robledo e Bernardon, consultoria responsável pela implantação da RN 518/2022 na Uniodonto Goiânia.

A Agência Nacional de Saúde deliberou que as operadoras de saúde de médio e grande porte devem adotar as práticas de governança corporativa, através da RN 518/2022, depois de fazer um levantamento e constatar que em 100% dos casos de liquidação de operadoras as causas eram problemas de gestão, em 98% faltava confiabilidade nas informações repassadas por essas operadoras e em mais de 82% dos casos havia falhas nos mecanismos de controles internos. E a governança corporativa é exatamente isso, a implantação de mecanismos de controles internos, transparência e gestão de riscos.

A live teve vários momentos importantes. O consultor Dr. Diego Gonzalez resumiu o trabalho que foi desenvolvido até este momento para atender a Resolução Normativa e ainda destacou a urgência e necessidade da temática e os resultados que outras cooperativas já possuem após a implantação de bons modelos de governança corporativa. A consultora Dra. Lidiane Bernardon destacou sobre o contexto da governança corporativa em saúde suplementar, os aspectos principais para implantação do novo sistema de gestão na Uniodonto Goiânia e ainda repassou aos ouvintes como a governança corporativa pode ser adotada como modelo de gestão estratégica para consultórios e clínicas dos cooperados.

O Dr. José Alves não participou presencialmente porque estava em um compromisso profissional fora do país, mas enviou um vídeo em que explicou a implantação deste mesmo processo dentro da Uniodonto do Brasil. Ele ressaltou que os princípios da governança corporativa são uma preocupação e uma necessidade de empresas e instituições de todos os segmentos, e que especificamente no segmento de planos de saúde farão as adequações de acordo com as exigências da RN 518/2022 da ANS. Mas que este processo não deve ser visto de forma negativa, pelo contrário, essa nova realidade vai modernizar e melhorar o funcionamento das operadoras e consequentemente trazer vantagens aos cooperados.

O Dr. Fábio Prudente ressaltou a relevância desse momento para a cooperativa e a importância do envolvimento dos cooperados. “A movimentação e as necessidades de atualização não são complexas, porém, as normatizações técnicas que estão nas duas resoluções e também no artigo 43-A da Lei nº 5.764/1971 precisam ser colocadas dentro do estatuto da Uniodonto Goiânia e por isso a necessidade da realização de uma Assembleia Geral Extraordinária. Mas a grande participação na live mostrou que os nossos cooperados entenderam a seriedade deste momento e estão interessados, e com certeza teremos a participação da grande maioria na Assembleia Geral Extraordinária do dia 26 de outubro”.

Para os cooperados que não puderam assistir a live ao vivo, mas querem se inteirar mais sobre o assunto, o evento está disponível em nosso portal na área do cooperado.

Leave a Reply