Promovido pelo sistema OCB, o Dia de Cooperar, ou Dia C como é mais conhecido, tem como tema deste ano a Sustentabilidade Ambiental. Em Goiás, todas as cooperativas participantes estarão envolvidas em ações de recuperação de nascentes, especialmente no Rio Meia Ponte, recolhimento e destinação adequada de embalagens de agrotóxicos e medicamentos, plantio de mudas em parques e áreas de preservação e atitudes que envolvam reciclagem e hábitos sustentáveis.
A Uniodonto Goiânia, sempre muito engajada com esta iniciativa, já inscreveu três projetos: a usina solar, o totem de recolhimento de medicamentos vencidos e o recolhimento de tampinhas plásticas que depois de vendidas para a reciclagem se transformam em cestas básicas para famílias carentes, por meio do Projeto Reciclar Alimenta Vidas.
“Essa arrecadação expressiva de tampinhas é a nossa grande aposta para o Dia C e vamos reforçar junto aos cooperados a arrecadação deste material para fazermos bonito no dia do evento”, afirmou a Dra. Mayra Jubé, Conselheira de Odontologia Preventiva da nossa cooperativa.
Para contribuir com essa arrecadação recorde de tampinhas é muito simples! Deixe uma sacola ou uma caixa na sua área de serviço, pertinho da lixeira, e toda vez que você for jogar fora tampinhas de plástico, de metal, lacres de alumínio e óleo de cozinha você pode usar esses recipientes. Depois é só entregar os recicláveis para a OQS, na Sede Administrativa da Uniodonto Goiânia. Só um lembrete: o óleo de cozinha deve ser entregue em garrafas pet.
O Dia C acontecerá no dia 02 de julho no Jardim Botânico e na ocasião as cooperativas montarão tendas para mostrar seus projetos. A Uniodonto Goiânia, como já é tradição, levará a unidade móvel para prestar atendimento de profilaxia à população. A intenção da mobilização deste ano é destacar as ações ambientais já desenvolvidas pelas cooperativas e incentivar quem ainda não tem nenhum projeto a investir em sustentabilidade.
“A preocupação da Uniodonto Goiânia com o meio ambiente vai além dos projetos que eu citei, está no nosso dia a dia, como, por exemplo, na separação do lixo usando lixeiras apropriadas, o incentivo à redução do consumo de papel e na utilização dos lápis semente que serão adotados pelos colaboradores a partir de agora. Essa preocupação vai ao encontro do sétimo princípio cooperativista, o do interesse pela comunidade e, também, porque somos uma empresa que acredita muito na responsabilidade social”, explicou a Dra. Mayra.