Comitês Estratégicos Temporários vão estudar e sugerir mudanças e transformações nos processos e rotinas administrativas da Uniodonto Goiânia.
Depois de muitos estudos e um rigoroso levantamento, inclusive com apontamentos de consultoria especializada, foi escolhido o novo modelo de participação do cooperado na administração da Uniodonto Goiânia. As Coordenadorias de Especialidades serão substituídas pelos Comitês Estratégicos Temporários. Segundo a comissão que foi formada para estudar e sugerir este novo formato, a mudança tem o objetivo de envolver o cooperado nas mais diversas questões da cooperativa e não apenas em assuntos pontuais desta ou daquela especialidade. As coordenadorias foram implantadas no início dos anos 2000, mas não trouxeram o envolvimento dos cooperados que era esperado, pelo contrário, a Consultoria Sapiense apontou que este sistema segregava as áreas em vez de uni-las, uma vez que não tratava assuntos comuns a todos e sim, somente relativo à própria especialidade, além de não promover a aproximação com a gestão, o que é fundamental em uma cooperativa.
Essa alteração está sendo discutida há bastante tempo. Começou com a gestão anterior, quando foi decidido, por unanimidade, que as eleições para novos coordenadores seriam suspensas até que um novo modelo de participação fosse elaborado. Então foi criada uma comissão para estudar e sugerir esse novo caminho. Os trabalhos foram interrompidos durante o período eleitoral e retomados em junho por uma nova equipe. O grupo buscou referências em outras singulares Uniodonto e também em outras cooperativas de saúde no Brasil até chegar a este novo formato.
Os Comitês serão colocados em prática a partir do próximo semestre. O grupo, composto por até cinco cooperados, será formado duas vezes por ano, uma a cada semestre. Sua função será estudar, discutir e sugerir soluções ou mudanças em assuntos de interesse de toda a cooperativa, como por exemplo, a Glosa ou Auditoria. Os assuntos serão escolhidos pelos próprios cooperados nas reuniões de Núcleo e também será nas reuniões de Núcleo que os resultados serão apresentados. A finalidade deste novo formato é garantir que os cooperados das mais diversas especialidades discutam assuntos de interesse de toda a cooperativa, que pesquisem e sugiram transformações ou substituições nos processos e rotinas administrativas, apresentando estas propostas para os próprios cooperados. A participação e envolvimento de todos são fundamentais para que os resultados sejam alcançados.
Os integrantes serão escolhidos por sorteio. Caso o número de interessados seja maior que o de vagas, sempre será observado regras que garantam a participação de diferentes especialidades, garantindo assim a pluralidade de ideias e interesses. Não é obrigatório, mas se o grupo achar necessário o Comitê poderá ter a participação de um conselheiro administrativo e/ou colaboradores.
Quando afirmamos que juntos somos mais fortes é porque acreditamos verdadeiramente que a presença e atuação construtiva de todos os cooperados é a melhor estratégia para tornar a Uniodonto Goiânia cada vez maior.