Skip to main content
Uniodonto News

A Uniodonto Goiânia responde as dúvidas mais frequentes dos cooperados e cooperadas

O Comitê de Gestão de Crise da Uniodonto Goiânia se reúne diariamente para discutir e atualizar as ações para minimizar as consequências financeiras provocadas pela pandemia do coronavírus.  Fazem parte das discussões virtuais todo o Conselho de Administração, gerentes, gestores e assessores jurídicos. Esse período tem gerado muitas dúvidas e inseguranças e novidades surgem a cada dia. Por isso, o empenho da atual gestão é elucidar todas as dúvidas de seus cooperados . E por falar em dúvidas aqui estão as respostas para as dúvidas mais frequentes dessa semana:
1. Qual o planejamento para o uso do recurso do FATES? E sobre a utilização da PEONA?
Sobre o uso do Fates:
A Uniodonto Goiânia compra máscaras PFF2 para os cooperados. Os equipamentos foram comprados com recurso do FATES e serão entregues na próxima semana. A Uniodonto Goiânia comprou mil unidades da máscara PFF-2 (S) N.95 para seus cooperados e cooperadas. A aquisição foi feita com recursos do FATES – Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social e a entrega será feita na próxima semana.
Outras cinco mil unidades foram compradas e devem chegar em um prazo máximo de 45 dias. O uso dos recursos do FATES foi motivo de muita discussão e consultas jurídicas, e só com a certeza da legalidade o Conselho de Administração o fez. Esse fundo é usado para abater o valor da Unimed dos cooperados e dos colaboradores, além de promover ações de capacitação. O fundo tem composição anual, mas o abatimento é feito mês a mês.
Sobre a PEONA:
O Conselho de Administração, por meio da  Martins Robledo & Bernardon, formalizou consulta sobre a liberação e utilização de Provisão de Eventos Ocorridos e Não Avisados – PEONA.
Em resposta emitida pela Diretoria de Normas e Habilitação das Operadoras – DIOPE, responsável pela implementação dos incentivos, a ANS informou que os incentivos inicialmente foram liberados para operadoras médico-hospitalares e não se aplicam a operadoras exclusivamente odontológicas, neste momento. Podendo, posteriormente, divulgar informações relativas a outros incentivos que possam abranger operadoras como a da Uniodonto Goiânia.
Esta explicação foi referendada em PARECER JURÍDICO, encaminhado a Unidonto Goiânia pela Martins Robledo & Bernardon. O Conselho de Administração e todos os membros do Comitê de Gestão de Crise da Uniodonto Goiânia continuam atentos a tudo o que diz respeito à concessão de incentivos regulatórios a operadoras em situação regular junto à ANS. Tão logo tenhamos um novo parecer, o mesmo será divulgado para todos os nossos cooperados. Continuamos comprometidos com as informações verdadeiras e a transparência das informações.

Leia mais: https://bit.ly/3bgW6wg

Parecer sobre o uso da PEONA na íntegra: Parecer PEONA

2. Teremos ajuda para comprar EPIs?
A Uniodonto Goiânia compra máscaras PFF2 para os cooperados. Os equipamentos foram comprados com recurso do FATES e serão entregues na próxima semana. A Uniodonto Goiânia comprou mil unidades da máscara PFF-2 (S) N.95 para seus cooperados e cooperadas. A aquisição foi feita com recursos do FATES – Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social e a entrega será feita na próxima semana. Outras cinco mil unidades foram compradas e devem chegar em um prazo máximo de 45 dias. O uso dos recursos do FATES foi motivo de muita discussão e consultas jurídicas, e só com a certeza da legalidade o Conselho de Administração o fez. O valor não pode ser usado na sua integralidade porque esse fundo é usado para abater o valor da Unimed dos cooperados e dos colaboradores, além de promover ações de capacitação. O fundo tem composição anual, mas o abatimento é feito mês a mês.
3. Existe a possibilidade de antecipação do pagamento de faturas?
Após avaliação de viabilidade, foi decidido que o cooperado que apresentar produção, poderá apresentar até a metade das US habituais. Para aqueles que não apresentaram produção, será feito um adiantamento de pagamento pela média da produção  dos últimos 12 meses de cada cooperado, sendo que , esse índice será definido de acordo com  capacidade de pagamento da cooperativa, que poderá chegar no máximo a 50% da quantidade das US habituais.
4. Porque as faturas do mês de março foram pagas com atraso?
Desde a divulgação do primeiro decreto do governo de Goiás, foi registrada uma movimentação de parte significativa dos nossos clientes PJ – responsáveis por nossa maior receita – no sentido de solicitar parcelamentos, adiamentos e descontos nas faturas com vencimento em março e abril, o que impactou no fluxo de caixa dos meses de março e abril. Ressaltamos, que apesar de todo cenário, foram apenas dois dias de atraso, a fatura que iria ser paga no dia 15 foi quitada no dia 17 de abril.
5. Sobre a data de entrega da próxima fatura?
Para garantir um melhor fluxo de caixa para a cooperativa neste momento, a próxima entrega de fatura será realizada nos dias 04 e 05 de maio e o pagamento destas guias entregues será realizado no dia 29 de maio.
6. E como será feito então o pagamento da Unimed, já que não vamos receber?
O pagamento seguirá a mesma rotina, sem alterações para os cooperados. A Uniodonto paga a fatura para a Unimed em um mês e cobra a parte do cooperado no mês subsequente.

Leave a Reply